Infância com gosto de caramelo e noz-pecã


Caramelo, nozes-pecã, bolo: essas três gostosuras se bastam sozinhas; juntas, elas formam um trio dinâmico delicioso.  Na minha infância, os bolos de caramelo caseiros e tortas de nozes-pecã eram comidas típicas na igreja, na vizinhança e nas festas familiares. Quando nos mudamos, essas sobremesas tão tradicionais eram menos comuns.

Fazia anos que eu não comia um bom bolo de caramelo e noz-pecã. Até que resolvi pegar a velha receita da minha mãe, e fiquei mentalmente ouvindo a voz dela enquanto me dava as instruções de como ajudá-la na cozinha. Eu me lembro do aroma dos ovos e da baunilha no ar, e da dificuldade que tinha em resistir a comer toda a calda açucarada derretida que ela mexia:
o caramelo que borbulhava na panela.

Ainda me lembro dos dias de verão úmidos no parque, bebendo chá doce, comendo churrasco de costeletas e terminando a refeição com uma grande fatia de bolo de caramelo e noz-pecã. Com certeza, continuarei fazendoessa sobremesa deliciosa com mais frequência, principalmente quando quiser sentir o gostinho da minha infância mais uma vez.

Comentários